Páginas

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dia Mundial da Voz - Música e informações para cuidar melhor da voz


Faculdade de Fonoaudiologia traz banda e orientações a alunos, funcionários e professores sobre as atenções com a voz
“Basicamente, a voz é o veículo condutor fundamental para a linguagem oral, intermediando a mensagem entre o emissor e o receptor”. Com essa definição, a professora da Faculdade de Fonoaudiologia, Regina Araújo, sintetizou a importância desse recurso para a vida humana. É pela voz que reconhecemos o humor, a idade e até a doença de quem está falando. A voz pode emocionar, acalmar, provocar e até assustar o ouvinte.

Com tamanha importância, fica evidente a necessidade de promover um evento que destaque as melhores práticas para manter a voz em condições adequadas e até mesmo ampliar sua potência. “A população necessita conhecer os perigos do uso incorreto da voz”, ressaltou a estudante Josiana Laíz de Paula. Pensando nisso, a Faculdade de Fonoaudiologia promoveu o Dia Mundial da Voz, com muita música e informações sobre os cuidados com essa ferramenta.

Apesar de ser celebrado em todo o mundo, em 16 de abril, o Dia Mundial da Voz foi promovido no Campus II da PUC-Campinas com um dia de antecedência. A diretora da Faculdade, professora Emilse Aparecida Merlin Servilha, abriu o evento. “A voz é fundamental para todos e ela se desenvolve ao longo da nossa vida. E cabe aos fonoaudiólogos dar todo o suporte aos profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, tais como atores, cantores, jornalistas e professores, entre outros”, informou a diretora.
A data começou a ser celebrada, desde 1999, apenas no Brasil, como “Dia Nacional da Voz”, promovido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Com a crescente promoção de eventos, o dia foi rebatizado como “Dia Mundial da Voz” e celebrado em todos os países, desde 2002. A edição deste ano, ocorrida no vão livre do CCV, foi uma ideia desenvolvida pelos estudantes do primeiro e sétimo semestres da Faculdade de Fonoaudiologia. “Começamos a preparar o evento com cerca de 20 dias de antecedência”, contou a aluna Stephani Ferraz, “pois sabemos que cuidar da voz não é somente tratar dos casos patológicos”, destacou.

Como dica de saúde, a estudante comentou sobre o popular uso das balas de eucalipto: “Como elas funcionam como anestésico, elas acabam dificultando a identificação do problema que a pessoa pode ter”, informou. Outra dica importante, segundo Stephani, foi o ato de cochichar que, ao contrário do que os leigos imaginam, não é uma forma de poupar a voz. Veja outros cuidados importantes:

Estudantes:
* Exercite sua voz, não grite e não cochiche
* Respire e articule bem as palavras
* Lembre-se: fumo e álcool são prejudiciais à voz

Professores:
* Sua voz é o veículo do seu saber – cuide bem dela
* Não use pastilhas, gengibre ou outras “mágicas”
* Respire adequadamente
* Beba muita água
* Não tome gelado após as aulas
* Não fume

As dicas foram expostas em um banner para consulta de todos os presentes. Além disso, muita música acompanhou a celebração: uma banda formada por vocalistas que são estudantes do curso animou o pessoal presente. No repertório, canções de Lulu Santos, Roberto Carlos e da banda Jota Quest. Os alunos Joyce Maia e Luis Kuhlmann são cantores fora da faculdade e utilizam o que aprendem na sua carreira. “O conteúdo das disciplinas facilitou o meu trabalho no que se refere à impostação da voz, desenvolvimento vocal e outros conhecimentos na área da saúde”, disse Luis. Para Joyce, o curso também colaborou para um maior cuidado com sua voz. “Utilizo sempre as técnicas de aquecimento vocal e aprendi a não abusar no consumo de gorduras ou de leite e seus derivados, pois a lactose é prejudicial”, relatou a estudante.


FONTE:
http://http://www.puc-campinas.edu.br/especial.aspx?id=197

4 comentários: